Seis dicas para melhorar o atendimento na sua loja

Um bom atendimento vai muito além de ser bem-educado com o seu público. Existem diversos fatores que impactam na sua relação com o consumidor e que contribuem na hora da fidelizá-lo. Por exemplo: aqui na Troco Simples, nós prezamos muito por um atendimento de qualidade e que realmente facilite a vida do nosso cliente. E uma maneira que encontramos para isso é indicar às pessoas cadastradas em nosso aplicativo os comerciantes que também estão por lá. Mas, claro, esta é apenas uma das nossas atitudes para garantir um bom relacionamento com nosso público, pois existem outras dicas para melhorar o atendimento.

Dicas para melhorar o atendimento

Para ajudar você nessa missão, listamos seis dicas para melhorar o atendimento na sua loja e para que, consequentemente, você alcance a excelência nesse quesito. Acompanhe!

1. Trate seu cliente com cordialidade

Pode parecer algo óbvio, mas você se surpreenderia com a quantidade de pessoas que tratam mal seus clientes. Portanto, uma das primeiras regras é sempre ser atencioso e simpático com o consumidor. Não é à toa que existe aquele ditado que “a primeira impressão é a que fica”. E, com certeza, você quer passar uma boa imagem desde o começo, certo? Então, mostre ao seu cliente o quanto ele é importante para a sua loja, ouvindo atentamente o que ele tem a dizer para que possa ajudá-lo com as melhores soluções.

2. Entenda o problema do consumidor e busque a melhor solução

É muito comum o consumidor chegar na sua loja com um problema e ter dificuldade para explicar precisamente o que ele quer. Desse modo, cabe a você, por meio de um atendimento qualificado, entender o que ele precisa e oferecer o produto ou serviço que melhor irá ajudá-lo. É indispensável que o atendente conheça a fundo tudo que o seu negócio tem a oferecer, domine as ferramentas (quando for o caso) e saiba exatamente como são os processos. Para isso, é ideal treinar a sua equipe antes mesmo dela começar a trabalhar e, quando houver novidades, é essencial repassar as informações detalhadas para os colaboradores. Assim, você garante que os seus atendendentes tenham o preparo adequado e contribuam efetivamente com soluções que vão deixar seus clientes satisfeitos.

3. Nunca deixe o seu cliente desamparado

Dependendo do problema do seu cliente, às vezes não é possível apresentar uma solução imediatamente. Existem casos em que a resposta depende de outros setores e departamentos ou até mesmo de consultas técnicas que levam algum tempo para apresentar uma solução precisa. Nesse meio tempo, é importante não deixar seu cliente sem resposta. Explique a ele o porquê da demora e marque uma hora para que você possa retornar com a solução. E atenção: nunca se esqueça desse compromisso! Dessa maneira, o cliente sempre se sentirá amparado e perceberá o quanto você se empenhou em buscar a melhor solução para a necessidade dele.

4. Crie formas para que os clientes enviem feedbacks

Nem sempre é possível agradar a todos, mas há sempre uma maneira de aprender com os erros. Então, para garantir que você descubra as experiências boas e ruins dos seus clientes, crie um método fácil para eles darem feedback. Pode ser uma pesquisa telefônica ao fim de um atendimento, um questionário por e-mail enviado diretamente da sua ferramenta de CRM ou um formulário na página “Contato” do seu site. O mais importante é ter essa opção à disposição do cliente, estar aberto aos feedbacks — positivos ou negativos — e aprender com as sugestões para fazer o seu negócio prosperar.

5. Surpreenda o seu cliente

Mesmo que você ofereça um atendimento exemplar e tenha clientes plenamente satisfeitos, esteja constantemente pensando em maneiras de surpreendê-los. Seja proativo, antecipe problemas, personalize seus produtos ou serviços. Procure seus clientes para saber o quão felizes eles estão com a solução apresentada. Faça com que eles saibam que são lembrados e, principalmente, valorizados. Oferecer brindes, serviços exclusivos ou quaisquer outros tipos de “mimos” é uma ótima maneira de mostrar que seus clientes são realmente importantes. Assim, você conseguirá fãs fiéis à sua loja e que, espontaneamente, farão propaganda do seu negócio. Esse pode ser um grande diferencial para a sua loja.

6. Invista em tecnologia

Bom, a tecnologia está aí para nos ajudar, não é mesmo? Por isso, é muito importante ficar de olho nas novidades que aparecem no mercado e avaliar se são interessantes para o seu negócio. Esta pode ser uma ótima maneira de facilitar a sua vida e a do seu cliente também. O Troco Simples é um grande exemplo disso. Afinal, sabemos bem como comerciantes sofrem na hora de dar o troco para os seus clientes e o quanto isso, muitas vezes, causa um certo estresse nos consumidores. Sendo assim, nosso aplicativo visa solucionar esse problema. Com ele, é possível pagar o cliente digitalmente, basta cadastrar a sua empresa e gerar um boleto no valor que você quer ter disponível no sistema como troco. Dessa forma, você não precisa se preocupar com as moedas e cédulas no seu caixa, porque é só ir creditando o valor do troco diretamente no CPF do seu cliente.

Agora, que tal colocar nossas dicas em prática, garantir um excelente atendimento e ainda fidelizar clientes? E se você tiver alguma outra dica que não mencionamos aqui, compartilhe com a gente e conte como ela ajuda você a melhorar o atendimento da sua loja. Estamos ansiosos para saber!

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