Saiba como tornar o atendimento mais rápido na sua empresa

A correria do dia a dia atualmente tem limitado bastante o tempo dedicado às compras, até mesmo aquelas essenciais. Entrar em uma loja sem calcular o tempo que pretende passar nela virou luxo e os minutos passaram a ser contados. Há até mesmo aqueles que já definem exatamente o que comprar e a quantidade do produto antes mesmo de colocar o pé na rua. Por isso, tornar o atendimento mais rápido passou a ser fundamental no comércio.

Os consumidores têm como objetivo chegar ao estabelecimento, comprar aquilo que foi previamente escolhido e sair. Simples e o mais rápido possível. Acontece que nem sempre os planos saem conforme o planejado.

Ou a loja está cheia, ou a fila está muito grande, ou, ainda, não há troco no caixa e o que era para ser uma compra rápida e sem complicações acaba se tornando motivo de dor de cabeça para o cliente. O resultado provável: ele não pisa mais na loja.

Para não ser você o empreendedor a causar dor de cabeça no consumidor e muito menos perder um bom cliente por conta da demora no atendimento, nós elencamos neste artigo algumas dicas capazes de otimizar o atendimento. Além disso, com essas ações você consegue expandir as suas vendas.

Então, como tornar o atendimento mais rápido e ser um sucesso entre os clientes que correm contra o tempo? Confira!

Invista no treinamento dos seus colaboradores

Há quem coloque o treinamento de colaboradores na lista de gastos, o que é um erro. Qualificar os funcionários é um investimento que resulta não apenas na otimização do atendimento, mas faz com que ele seja ágil e assertivo.

Uma equipe educada, atenciosa, simpática e disposta a dar atenção ao consumidor pode ser um dos diferenciais do estabelecimento. Além disso, a qualificação dos funcionários faz com que pequenos detalhes não passem despercebidos, como a manutenção do relacionamento com o cliente.

Por exemplo, imagine que sua loja está cheia em uma data comemorativa, como o dia dos namorados. Em geral, as pessoas sabem que o famoso “deixar para a última hora” irá resultar em um movimento acima do normal, mas um detalhe aparentemente insignificante como a atenção dispensada a esse cliente pelo vendedor, pode gerar impacto negativo.

Evite os gargalos de espera

Quem nunca ouviu que, em São Paulo, as pessoas já nascem acostumadas com filas? Pura enganação. Se tem uma coisa que qualquer consumidor, em qualquer cidade do país, não suporta são as temíveis e, em alguns casos, intermináveis filas.

Elas são capazes, inclusive, de acabar com uma venda e com todo o esforço realizado pela loja para atrair e conquistar aquele cliente. Ou seja, todas as estratégias de marketing, venda e bom atendimento durante a negociação caem por terra se o cliente se deparar com uma fila gigantesca na hora de pagar.

O fechamento do negócio precisa ser tão ou mais eficiente do que todos os outros processos que o antecederam. Cordialidade, agilidade e assertividade são palavras-chave neste momento. Portanto, é fundamental que você crie mecanismos para que o atendimento mais rápido seja possível, diminuindo o tempo de espera.

Como fazer isso? Essa é uma ação que varia muito de acordo com o espaço e os processos internos da sua loja, mas uma opção é distribuir a fila em vários caixas ou então espalhar setores de pagamento em diferentes locais do estabelecimento de acordo com seu segmento.

Atendimento mais rápido é atendimento objetivo

Sabendo que o tempo do seu cliente é precioso e também tendo consciência da importância de um atendimento atencioso, como equilibrar rapidez e objetividade com atenção?

É claro que o cliente deseja ter todas as possíveis dúvidas sanadas e sentir-se confortável para comprar com mais segurança o produto que procura, mas, ao mesmo tempo, ele tem pressa. Portanto, os colaboradores precisam estar atentos para não ultrapassar o limite da atenção.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia está aí para facilitar a vida de todo mundo e, para sua loja não é diferente. Agilidade e rapidez no atendimento podem ser potencializadas se os setores do seu comércio estiverem interligados e informatizados. Cadastro de produtos, de clientes já fidelizados, dados padrões de pagamentos. A automatização desses processos facilita o acesso às informações, tornando o atendimento mais rápido, além de diminuir significativamente as chances de erros cometidos pelos funcionários.

Não perca clientes por falta de troco

Ao chegar no caixa para pagamento, a surpresa: o funcionário abre a caixa registradora e nada de troco. “Vou ali na loja ao lado trocar, só um minuto”. Você já deve ter passado por essa situação e provavelmente se sentiu incomodado.

Sabendo o quanto essa é uma situação chata e evitável, não repita o mesmo erro na sua loja. E, mais uma vez, você pode trazer a tecnologia para jogar no seu time evitando que clientes desistam a compra pela falta de troco.

Pensando nisso, a Troco Simples criou uma solução inteligente para que a sua loja não passe por essa situação. Com nosso aplicativo, os comerciantes cadastrados podem oferecer o troco em crédito diretamente no CPF do cliente. Os valores têm rendimentos com juros e outras vantagens, como prêmios e a possibilidade de converter o troco em crédito para o celular, por exemplo.

Conheça o Troco Simples e acabe de vez com o desconforto de não ter troco para atender o seu cliente. Gostou das nossas dicas? Compartilhe este artigo com seus amigos e deixe seu comentário!

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