Quatro dicas essenciais para garantir boas vendas no fim do ano

Natal e Ano Novo são épocas excelentes para dar uma alavancada nas vendas no fim do ano. Afinal, este é um período em que as pessoas, de um modo geral, estão mais dispostas a comprar, pois desejam presentear amigos e familiares com alguma lembrança, não é mesmo? Dessa forma, é muito importante estar com tudo bem planejado para atender a essa demanda que só tende a crescer.

Dicas para melhorar as vendas no fim do ano

Nesse sentido, elaboramos um checklist com itens que você não pode esquecer de jeito nenhum para garantir boas vendas e a satisfação dos seus clientes. Confira!

1. Ofereça um bom atendimento

Um aumento significativo em suas vendas no fim do ano não vem sozinho. Certamente, ele é o resultado de diversos fatores que influenciam o consumidor, como o atendimento. Por este motivo, é fundamental ter uma equipe qualificada para atender às necessidades do cliente, dando a atenção que ele merece. Portanto, mesmo que você tenha que contratar novos funcionários para atender a demanda, realize treinamentos para capacitá-los e instruí-los sobre como devem proceder em cada situação. Afinal, eles são peças essenciais para converter clientes que ainda estejam indecisos e que, com a abordagem correta, podem gerar bons frutos ao seu negócio.

2. Fique sempre de olho no estoque

Por mais que você tenha planejado o seu estoque para essa época do ano, é necessário continuar de olho. Muitas vezes, a grande movimentação pode fazer com que se perca o controle dos itens e cause situações desagradáveis com os consumidores. Imagine o seguinte: o cliente entra na sua loja, olha uma série de sapatos e pede aquele que mais gostou no número 44. O atendente verifica o estoque no computador, vê quem tem um par, porém, quando chega ao estoque para buscar a mercadoria, não a encontra. Ao retornar para falar com o consumidor, mesmo que ele traga outras opções naquela numeração, tem que dar explicações do por que não trouxe o solicitado, o que pode gerar um descontentamento.

Por isso, nunca é demais verificar, ao fim do dia, se as informações batem e se, na correria, alguma venda não foi esquecida. Assim, você garante que o seu estoque esteja sempre organizado, facilitando o dia a dia de todos e evitando situações desagradáveis.

3. Tenha certeza de que possui troco suficiente

Quem é comerciante sabe o quanto a falta de troco pode gerar prejuízos no fim do expediente, além, é claro, de situações embaraçosas com os consumidores. Portanto, certifique-se de que na hora que abrir o caixa você terá troco suficiente para dar aos seus clientes. Uma boa alternativa para esse momento é utilizar o aplicativo da Troco Simples. Com ele, é possível pagar o consumidor digitalmente, basta cadastrar a sua empresa e gerar um boleto no valor que você quer ter disponível no sistema como troco. Logo, você não precisa se preocupar tanto com as moedas e cédulas no seu caixa, porque é só ir creditando o valor do troco diretamente no CPF do seu cliente.

4. Prepare uma promoção especial

Em datas comemorativas, o que mais converte são as promoções e vantagens que você pode oferecer para sair na frente do concorrente. E atenção: nesse ponto vale quase tudo, não? Por isso, dê desconto na compra de mais de um item, ofereça brindes personalizados e organize qualquer ação, como um parcelamento maior, que possa motivar a compra. Sorteios de produtos de desejo também são uma excelente alternativa para chamar a atenção do seu cliente. Enfim, existem diversas opções para se destacar e fisgar o consumidor. No entanto, vale o aviso: qualquer que seja a sua estratégia, é preciso planejá-la muito bem para que você tenha o lucro esperado.

Com esse checklist básico em dia é possível colher excelentes resultados! E você, já está preparado? Conte pra gente como está sendo o seu fim de ano e como você normalmente se prepara para essas datas. Estamos ansiosos para saber!

Deixe um comentário