Dicas para começar um pequeno negócio do zero

Começar um negócio do zero não é fácil, mas se feito da maneira certa pode te render bons frutos e trazer um ótimo retorno. A característica mais importante para iniciar esse projeto, é ter paixão por ele. Apesar de ser menos complicado começar possuindo uma vasta reserva de capital, é possível usar sua inteligência, criatividade e dedicação para começar mesmo sem muito dinheiro. Separamos algumas dicas para começar um pequeno negócio do zero, mas não sabe por onde ou como começar.

Começando um pequeno negócio do zero

Pequeno negócio começando

Antes de qualquer coisa, não desanime. Lembre-se que grandes empreendedores como Bill Gates e Steve Jobs começaram sem nada.

Tenha um objetivo

O primeiro passo é ter um objetivo concreto, concentre-se para atingi-lo. Pense em qual é o seu objetivo maior e dê tudo de si para chegar lá.

Pesquise seu mercado

Converse com seu público alvo sobre suas ideias e verifique se elas causam interesse, caso seja necessário, reformule sua ideia até se sentir satisfeito com a reação do público. Você também deve analisar seus concorrentes, fazer mais do mesmo pode não ser uma boa ideia, é preciso inovação. Não fique desmotivado caso o mercado pareça competitivo demais, sua ideia pode ser exatamente o que está faltando para atrair um grande público.

Tenha disciplina

A disciplina é a alma de qualquer negócio, só com ela você conseguirá decretar o crescimento de seu negócio do zero. Estipule para si mesmo horários e prazos para iniciar e finalizar tarefas.

Escolha um caminho seguro

Se você tem pouco capital para iniciar o seu negócio, não se jogue de cabeça tão rápido. Continue em seu trabalho atual, dessa forma, se algo não sair como você espera, você estará seguro. Escolha caminhos seguros, não invista mais do que você pode e esteja sempre atento a eventuais problemas.

Aproveite seus bens já existentes

Estude a possibilidade de usar os recursos disponíveis, como transformar aquela sala ou quarto vazio da casa em um escritório. Lembre-se que grandes empresas como o Facebook ou a Apple se iniciaram em garagens ou no porão. Dessa forma, você poupa o dinheiro que gastaria com o aluguel, sobrando mais para investir.

O que evitar

Assim como existem dicas do que fazer para começar um negócio do sério, também temos dicas do que você deve evitar nesses casos.

Contratos de longo prazo

Começar um negócio do zero é algo incerto, durante algum tempo você pode acabar se contestando se foi realmente boa ideia, por isso, evite contratos a longo prazo como aluguéis e contratos empregatícios.

Evite pegar dinheiro emprestado

É possível começar do zero sem possuir muito capital, se você não estiver completamente disciplinado com as contas, pegar dinheiro emprestado pode ser fator de risco muito grande e você pode acabar se endividando.

 

E aí, preparado para começar o seu negócio do zero? Não se esqueça de usar o Aplicativo Troco Simples para facilitar o seu troco! Boa sorte 😉

 

2 Comments

  1. Almir Guimarães-Reply
    19 de agosto de 2017 at 10:01

    Excelentes ideias tem que ser difundidas. Espero que haja vários parceiros, muito bom…

    • rodrigo-Reply
      5 de março de 2018 at 10:14

      Obrigado, estamos trabalhando muito para crescer a solução em diferentes estabelecimentos. Abraços

Deixe um comentário