Cuidando do seu dinheiro: como não fazer dívidas

É muito comum que mesmo sem querer algumas pessoas acabem se endividando. A sociedade está cada vez mais consumista e em todos os meios de comunicação somos estimulados a gastar, gastar e gastar. Mas será que há um jeito de evitar isso? O que fazer para fugir das dívidas? Veja algumas dicas de como não fazer dívidas e cuidar melhor do seu dinheiro.

Como cuidar do dinheiro e evitar dívidas

Dívidas poupança

Saiba quanto você gasta

Para começar, é essencial que você saiba exatamente quanto ganha, após todos os descontos de imposto, INSS ou gastos com plano de saúde. Então, levante quais são seus gastos fixos e variáveis e suas dívidas, como financiamentos e as próximas faturas do cartão. Uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil em 2014, revelou que 42% das pessoas não sabem dizer precisamente qual é sua renda.

Verifique se está gastando com serviços que não usa

Depois de revisar suas receitas e despesas, preste atenção nos gastos que você tem realizado e não fazem sentido, como planos de academia que não têm sido 100% usufruídos ou serviços de telefonia fixa, assinaturas de revistas e outros meios que podem ser cortados sem grandes problemas.

Reavalie seus gastos mais pesados

Se suas despesas estão maiores que o seu bolso pode aguentar e cortar gastos mínimos como os citados a cima não irá adiantar em nada, reavalie seus gastos mais pesados e reajuste sua vida a essa realidade. Faça mudanças significativas como se mudar para um imóvel menor para reduzir gastos com o financiamento e condomínio, ou venda o seu carro e opte por um modelo popular.

Crie uma meta de poupança

Crie ume meta de quanto precisa poupar no mês para não fazer dívidas. Após algum tempo poupando, você poderá ter um bom dinheiro para realizar vontades como uma viagem, um carro novo ou um novo imóvel.

Negocie antes de comprar

Sempre que você for comprar um produto, tente negociar para conseguir um preço melhor. A melhor forma de negociação está no pagamento em dinheiro, dessa forma o vendedor não precisará pagar uma taxa de uso da máquina de cartão e poderá te dar um bom desconto no preço final.

Abra mão do consumo superficial

Nem sempre nós compramos apenas aquilo que é essencial, está na nossa cultura consumir em excesso. Por um tempo, corte gastos que não são tão importantes assim, corte a TV a cabo, faça exercícios em casa ou na rua ao invés de ir para a academia, evite usar o carro para ir em lugares que você poderia facilmente ir a pé ou de bicicleta.

Tenha uma reserva de emergência

Situações inesperadas podem acontecer, nunca se sabe quando algum distraído irá bater no seu carro, o cano da cozinha irá estourar ou alguma doença que o plano de saúde não cobre irá aparecer. É claro que são situações que ninguém quer passar, mas é preciso estar preparado. Após fazer as contas e estuda-las, faça uma poupança reserva.

Tente não pagar em parcelas

Muitas vezes escolhemos pagar em parcelas, já que isso nos dá a sensação de que menos dinheiro está sendo gasto. Só que quando você faz disso um hábito, pode acabar se perdendo e postergando pagamentos, gerando juros. Quando você paga à vista, você se controla mais.

Aplicativo Troco Simples

Por último, mas não menos importante, não se esqueça que você pode deixar o seu dinheiro rendendo em até 6% por ano no Aplicativo Troco Simples! É a maneira mais fácil de fazer o seu dinheiro render.

Essas são algumas dicas de como não fazer dívidas cuidando do seu dinheiro. Você está seguindo esses passos?

 

Deixe um comentário