Saiba como fazer seu dinheiro render mais sendo autônomo

O trabalho autônomo tem sido uma opção cada vez mais recorrente dos brasileiros, não somente para aqueles que estão desempregados, mas também para quem quer ter uma renda extra além daquela que ganha em seu trabalho. Saiba como fazer o seu dinheiro render mais sendo autônomo.

A profissão autônoma é aquela pessoa que não vive sob o regime CLT (Consolidações das leis do trabalho) e se por um lado não tem carteira assinada nem 13° e outros benefícios ofertados a quem é funcionário contratado, por outro ela não tem chefe e faz seus próprios horários.

Como fazer seu dinheiro render mais sendo autônomo

Os autônomos precisam ter disciplina quando se trata de controle financeiro, já que os rendimentos podem variar de um mês para o outro.

Acompanhe suas finanças

Acompanhar as suas finanças é um dos passos mais importantes de um profissional autônomo. É preciso saber exatamente quanto dinheiro está saindo ou entrando, ter completo controle sobre suas receitas e despesas. Para isso existem modelos de controle de finanças prontos na internet, como aplicativos, softwares ou o Excel.

Estabeleça metas

Estabelecer metas é importante para manter o foco e também serve como motivação profissional. Crie metas como, quanto quero ganhar por ano? Em quanto tempo quero me aposentar? Etc.

Mantenha reservas

Os rendimentos do trabalho autônomo não são fixos, e podem variar de mês para mês. Por esse motivo é importante que você mantenha reservas, recomenda-se poupar 10% dos seus ganhos mensais, dessa forma, se você passar por algum imprevisto como uma enfermidade ou uma viagem de última hora, estará preparado.

Evite comprar em parcelas

Sabendo que o seu rendimento pode variar a todo mês, não é aconselhado efetuar compras parceladas. Prefira fazer compras sempre com o dinheiro em mãos, você não sabe quando seu negócio passará por um período difícil.

Reveja seus preços regularmente

Manter seus preços estáveis por muito tempo pode afastar sua clientela e fazer com que lentamente o seu negócio perca a viabilidade. Revise o preço dos seus serviços a cada seis meses, assim você consegue acompanhar as mudanças do mercado, e se precisar aumentar os preços, faça isso gradativamente, é bem mais eficiente do que aumentar todo o preço de uma vez só.

 

E aí, preparado para fazer o seu dinheiro render mais sendo autônomo? Continue acompanhando o blog para mais dicas e informações sobre o mundo das finanças.

Deixe um comentário