Clientes inadimplentes: como cobra-los

Cobrar clientes inadimplentes não é uma tarefa fácil e muitas vezes causa um certo constrangimento, mas se você é empreendedor ou administra um negócio, certamente passará por situações como essa algumas vezes. Para isso, você precisa saber lidar e resolver esse problema da melhor forma. Trouxemos alguns pontos essenciais que você deve seguir para lidar com essa situação tranquilamente.

Como cobrar clientes inadimplentes

É sempre importante lembrar que ninguém deve porque quer. Existem vários fatores pessoais que podem estar causando essa dívida, manter a calma é essencial. Confira dicas de como cobrar um cliente inadimplente.

Cobre

O primeiro passo, é claro, é cobrar o cliente. Não tenha medo de cobrar, afinal, com a correria do dia a dia existe a possibilidade de que o cliente tenha deixado passar sem intenção. Lembre-se que assim como o consumidor, o comerciante também possui muitos direitos previstos por lei.

Saiba abordar

Você não quer perder um cliente, certo? Saiba abordar os clientes inadimplentes, seja firme, mas não seja ríspido. Mantenha a cordialidade e a discrição, não o constranja.

Ofereça opções para resolver a situação

Ofereça opções que facilitem a resolução dessa situação. Ofereça outros métodos de pagamento, como métodos parcelados ou dê mais alguns dias e estabeleça uma data para efetuar o pagamento.

Como evitar clientes inadimplentes

Antes de pensar em lidar com um cliente inadimplente é preciso encontrar maneiras de evitar que isso aconteça.

Entre em contato antes do vencimento do débito

Uma boa maneira de evitar que um cliente faça dívidas é entrando em contato para lembra-lo que seu débito está próximo do vencimento. Esse contato pode ser feito através de e-mail ou mensagem de texto, deixando a ligação para último caso, já que contatos interpessoais geram menos desconforto para ambos os lados.

O contrato é seu maior amparo

A compra de produtos deve ser respaldada por um contrato, estabelecendo os direitos e deveres de clientes e fornecedores, deixe claro também informações sobre pagamento, juros por atraso e quais serão as providências tomadas a partir de inadimplentes.

E aí, preparado para cobrar seu cliente inadimplente? Continue acompanhando o blog para mais dicas e informações sobre o mundo das finanças.

Deixe um comentário