Aplicações financeiras: Como e por que investir o seu dinheiro

Administrar e economizar dinheiro não é uma tarefa fácil. Muitas vezes criamos dívidas ou não conseguimos juntar dinheiro para realizações pessoais. Mas você já pensou em investir seu dinheiro em aplicações financeiras? O resultado pode não ser imediato, mas se feito com segurança com certeza irá gerar frutos no futuro.

Por isso, nós reunimos nesse post algumas informações sobre como e por que investir seu dinheiro com mais segurança e conhecimento.

Por que investir em aplicações financeiras?

Todos nós gostaríamos de ter mais tempo para curtir nossos momentos pessoais, seja com a família, amigos, em viagens ou até mais tempo para dormir mais. Mas muitas vezes sacrificamos esses momentos para trabalhar.

Quando você sabe o que pode poupar, fica mais fácil saber aonde você quer chegar e como alcançar seus objetivos. Sabendo usufruir de uma alta taxa de juros, é possível fazer com que investimentos financeiros gerem inúmeras ‘’horas de trabalho’’ adicionais, sem precisar se mexer. Isso é, seu dinheiro trabalha por você.

Como investir?

Para investir seu dinheiro em aplicações financeiras você precisa:

Traçar seus objetivos e planejamento

Para isso você precisa definir quanto você pretende investir, em quanto tempo você pretende realizar seus lucros, quanto tempo você tem para acompanhar o mercado e investir e qual o seu conhecimento sobre o mercado de investimentos.

Identificar seu perfil de investidor e tolerância ao risco

Você pode preferir ter um rendimento menor e correr menos riscos ou ter um rendimento maior se arriscando.

Identificar suas maiores dificuldades e como resolve-las

Caso você tenha pouco tempo para acompanhar o mercado, a dica são investimentos a longo prazo, onde você compra um lote de ações e espera que deem resultado em um período de 90 dias a 3 anos.

Se por outro lado você tem pouco dinheiro mas quer investir, faça um controle financeiro e junte um pouco mais de dinheiro, ou utilize a alavancagem, através dela você pode investir um capital maior do que você tem, essas operações duram poucos minutos ou horas, por isso não é necessário pagar o valor total do que você está pagando, nem o valor total do que está vendendo. Você paga e recebe apenas a oscilação entre a compra e a venda.

Vantagens das aplicações financeiras

  • Trabalhar em casa

Uma grande vantagem de investir em ações é a possibilidade de trabalha em casa. Com um ponto de internet e um notebook é possível realizar operações de compra e venda no conforto do seu sofá. É uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida fora do stress das ruas e dos escritórios.

  • Investimentos em pequenas quantias

Da pra investir a partir de 30 reais no Tesouro Direto, por exemplo. Nesse caso o investidor empresta dinheiro ao governo, que o remunera por isso.

  • Possibilidade de altos rendimentos

Mesmo começando com pouco investimento e com riscos menores, há possibilidade de altos rendimentos. O investidor também pode faturar um dinheiro extra com os dividendos pagos periodicamente por diversos ativos.

Fugindo do perigo

  • Não existe investimento 100% seguro

Um dos ricos mais comuns no ramo dos investimentos é o risco de crédito, que nada mais é que o famoso risco de calote por parte da instituição financeira por não cumprir seus compromissos com o investidor. Isso acontece quando não ocorre o pagamento total ou parcial dos juros combinados inicialmente no momento da aplicação. Para evitar isso, é bom pesquisar e estudar bastante as possibilidades antes de investir.

  • Dívidas

É comum encontrar pessoas que não analisam suas finanças antes de investir, isso faz com que ela invista mais do que poderia. Por isso, antes de se jogar de cabeça, é importante que você não tenha nenhuma conta em aberto.

  • Incertezas de lucro

Nem sempre é certo que você obterá lucro, para isso é necessário antes de entrar nesse meio certificar-se de que você tem controle emocional e paciência para lidar com possíveis perdas.

Se você ficou convencido de que investir em ações é uma boa jogada, comenta aqui em baixo!

Deixe um comentário